quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

:::FUI AO CENTRO:::

Fui ao Centro do Rio de Janeiro

Ontem à tarde tive que resolver umas paradinhas no centro do rio de janeiro e parti para lá no ímpeto de resolver tudo e voltar para a minha baixada, pois tinha ensaio com o bloco do boi! Então tomei o 432 em direção ao centro era umas 13h00min sol apino, mas o busão tinha ar fiquei na moral! Seguindo viagem eu comecei a ler um livro e ouvindo uns sambinhas no meu super celular!!! Hehehe Salve a Tecnologia! Logo foi interrompido o silêncio da aquela viagem morosa pelo um camelô extrovertido que vendia de tudo, de Cd pirata à picolé do china, em falar em picolé do china me deu saudade da época que era pára-quedista do Exército que eu pegava trem em Deodoro para ir para casa e no caminho ia comendo amendoim Nakaiama e tomava picolé do china (“será que ainda existe isso???”), bons tempos aquele, ganhava-se pouco mas se divertia! Mas continuando.... aí cheguei ao centro da cidade por volta das 13:45 e logo parti para av. rio branco para resolver tudo que tinha para fazer, logo me mandaram para outro lado então parti para o endereço dado e chegando lá consegui desengomar tudo e as 15:00 já estava livre, daí resolvi dar um role pelo centro indo em direção a central do Brasil para pegar o 432 de volta e não perder a hora do ensaio e fui seguindo pela famigerada rua Uruguaiana mas resolvi dar uma passada em seu mercado popular, vulgo camelódromo, nossa fiquei abismado com a evolução comercial dos empresários liberais, eles aceitam até cartão de crédito, é rapaziada camelô no rio aceita cartão de crédito e ali é vendido de tudo, de relógios de grife importada à iphone, inclusive tinha um lá de 16gb em um preço super em conta, mas não tive coragem de comprar! Hehehe! Por que será??? Ele só estava com um arranhadinho, mas o precinho tava camarada! Mais um salve a tecnologia e seus tentáculos sociais e mercadológicos Bem continuando a minha caminhada passei pelo Saara, calma não é o deserto, mas é uma das partes do centro comercial do rio mais antiga, se não a mais antiga uma das mais, com os seus casarões velhos e imponentes, onde funcionam vários tipos de lojas e todas sempre com um precinho muito camarada e as ruas bem estreitas e a mulherada sempre em bando lá andando para lá e para cá e nessa época é a corrida do material escolar e das fantasias para o carnaval, daí quase no final do Saara resolvi fazer uma parada estratégica em um botequim, mas a intenção não era beber até porque tinha ensaio, então parei no boteco para ir ao banheiro e comprar uma água, pois estava quente! Quando eu saio do banheiro encontro com Tio Ezio, pai do meu Cumpadre Felipe avô da minha afilhada vitória, malandro da antiga, sambista nato, toca um repique de anel de primeira linha e portelense nato, sempre muito bem vestido com uma bermuda de linho subporto e uma camisa de linho bicolor, chapéu panamá e sapatinho de encaixe bicolor, logo a me ver me convidou a tomar um chope com ele, eu não hesitei, pois estava feliz em vê-lo e logo chegou mais dois amigos dele, dois manguerenses da antiga e bons sambistas, vestidamente a caráter também e o único ali de jeans e camiseta era eu, bem moderninho. E ali ficamos tomando alguns chopes, e eles falando de carnaval e eu aprendendo tudo aquilo e justamente falavam de um quesito que ainda quero escrever aqui, que é o quesito Bateria, falavam do andamento, compasso, quantidade de ritmistas e quantidade e variação dos instrumentos. Aprendi muitas coisas naquelas horas empenhadas ali naquele boteco, o velho Tutuca verde rosa doente defendia a cadência da bateria de outrora, seu China defendia o andamento atual e tio Ezio mediava, concordava em pontos e discordava em outros, em fim. Mas a moral da história foi que descobri, que Amigos Sambistas, Botequim com um bom chope gelado de -0º à -3º e excelentes tira gostos são uma combinação perfeita para horas de papo amistoso, mesmo que seja de samba, carnaval, mulher ou futebol, e era dia de Jogo do vascão e para minha sorte os coroas eram botafoguenses como papai foste!

Ahhh infelizmente não fui ao ensaio do bloco, pois fiquei na aula de samba e carnaval com Tio Ezio e depois de 39 tulipas e 7 doses de Olho d’água ( Cachaça de Salinas ) o dono do boteco disse que ia fechar pois já passavam das 21:30 e todos aqueles trabalhadores que passavam por nós por volta das 17:00, apressados para pegar a sua condução para chegar ao lar, pelo adiantar da hora já até deveriam estar assistindo o Caminho das índias.....rsrs

P.s Será que Maya foge com Bahuam para os EUA ?

Valeu a aula tio e ta aí o post que eu prometi!!!

Até a próxima aula.

Axé até o próximo post!

Nenhum comentário: