sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

:::PRETO PRA TEVÊ:::

Eu prometi para mim mesmo que não ia escrever nada aqui sobre Raça, credo, partidos políticos, movimentos revolucionários, negros, brancos, azuis ou amarelos, até porque isso não é a minha praia e sou muito reservado em fazer comentários sobre esses tipos de coisas, mas tenho que escrever algo sobre isso pois fiquei estarrecido com a forma que a mídia GLOBAL apresenta o NEGRO para a sociedade nacional e para o restante do mundo ou como eles mesmos dizem para CENTO E QUATORZE países do mundo.

Nesses dias que estou em repouso do carnaval, resolvi dar uma zapeada na TV até porque tem horários que você precisa distrair a mente com outras coisas a não ser os métodos mais ortodoxos e convencionais, então munido de controle remoto e alguns tira gostos gostosos e a parceira fiel a Brahma geladíssima, me aboletei no sofá e comecei a dar uma sacada na programação da TV e aí Henry o que assistir na TV em uma quinta feira pós carnaval ás 14:00? É galera foi à hora que esse blogueiro resolveu ligar a TV. Bem estava terminando de passar um programa muito legal nas décadas de 90 que era apresentado pelo Miguel Falabella, várias coisas sobre a TV global, matérias sobre novelas, epá? Onde estão os negros da programação? ih não tem! Bom terminado o programinha sobre as atualidades novelísticas, começou uma novela em Plena tarde, bem acho que agora vou encontrar alguém de minha raça, espécie, na TV, poxa somos tão bonitos e valorizados e porque não temos espaço de respeito na mídia Global? Ahh a novela começou e de cara vi uma bela negra, e qual foi o papel dado a ela??? EMPREGADA! Ainda por cima uma empregada que sofre assédio pelo filho do patrão, é somos bem valorizados mesmo... Aí no avançar da programação assisti outra novela agora das 19:00 e cadê a negritude dessa novela gente? Não tinha, pensei comigo mesmo e com os meus tira gostos e cerveja! Será que preto só tem papel de destaque e com mais fala em novelas épicas de Escravos? E mesmo assim sofrendo açoite... Bem então nem precisa mais escrever novelas épicas né? Porque todo mundo sabe o que aconteceu na aquela época e está se tornando algo repetitivo, mas aí começou a grande novela do horário nobre, a novela das OITO que começa as 21:15...rs ai ai, essa televisão! Bom novela das OITO sempre tem uns pretinhos...vamos analisar os papeis deles, na passada tinha uma família de Negros bem sucedidos.....opá, papel de destaque!!! Que nada o Negro da aquela novela era um político corrupto, o filho era um Alcoólatra e a Filha uma Patricinha desorientada e fútil, ah grande destaque para a negritude hein!!! Grande forma de nos colocarem na mídia! Ótima visão! Bom mas agora é uma nova novela e quando vi aquela atriz...belíssima de papeis memoráveis em peças de teatro atuando como EMPREGADA DOMESTICA, POBRE e mãe de um rapaz com deficiência mental....puts me questionei, por que os negros só fazem esses papeis ou similares na TV? Só servimos para isso? Ahhh não! Lembrei a programação de carnaval onde ganhamos horários nobres, destaques grandes, por que será? É a cara do Brasil, do Rio de janeiro onde somos um pedaço de carne malhada e batuqueiros, lógico é isso que vende para os outros países.

É ainda falta muito para algumas coisas mudarem, mais tenho fé que vai mudar, o grande problema é que a maioria não sabe da sua força e é manipulada por uma minoria infame e hipócrita.

E como dizia o grande CANDEIA: “Negro acorda é hora de acordar

Não negue a raça

Torne toda manhã dia de graça

Negro não humilhe nem se humilhe à ninguém

Todas as raças já foram escravas também

E deixe de ser rei só na folia

E faça de sua Maria uma rainha de todos os dias

E cante samba na universidade

E verá que seu filho será

Príncipe de verdade.”

Bem por particularidades eu nem assisto novelas mas nessa quinta feira fiz questão de fazer uma mídia analise sobre!

Galera é o primeiro e ultimo post sobre isso! Então reflitam!

Axé até o próximo post, falando de samba, buteco e afins!!!

Nenhum comentário: