Aí, você poderá pedir/tocar aquela ... Aquééééla ... Que fala daquilo ...
1 - Em roda de samba, todo mundo tem o direito de pedir música. Mas todo músico tem o direito de não tocar. Se todos entendessem (só) isso já resolveria muitos problemas.
2 - Tenha noção do que pedir. Assim, se a roda é de "pegada", se tem muita percussão, se o repertório é "mais pra frente" não peça "O Mundo É Um Moinho" ou "Cordas de Aço". Se você perceber que o grupo tem mais instrumentos de harmonia, canta num andamento um pouco mais atrasado, por favor, não vá pedir "O Pagode da Amarelinha".
3 - Quando o músico não quer tocar determinada música a melhor fuga é dizer que não sabe a letra. Sério, isso preserva o cara de qualquer crítica por parte do público. Afinal de contas, ninguém é obrigado a saber tudo. Diga que vai aprender e numa próxima encarnação você canta. Quem pediu vai ficar feliz, aposto.
4 - Se você pediu uma música e o grupo/artista disse que não sabe cantar, das duas uma: Ou ele não sabe mesmo ... Ou não quer cantar. Vai por mim, não insista. Não diga que tem uma pessoa na platéia que sabe, não faça cara de "como é que você não sabe isso?", não estique muito o papo. A não ser se você for mulher (Bonita) e quiser um algo mais. Aí o cara canta até Raça Negra.
5 - O guardanapo é o maior aliado de um bom pedido, que sempre deve ser atendido. Todo mundo gosta quando o público participa, canta junto, dança, fica feliz com o show. Sendo assim, pode pedir. Mas a melhor forma é abordar no intervalo ou então passar um papel com o nome da canção. Pedir muitas músicas pode ser positivo, que aí o cantor escolhe uma (ou quantas quiser) e manda ver. Mas se você pedir 10 e o cara não cantar nada, fique certo que ... ou o músico é fraco, ou o pedido é horrível.
6 - Nunca queira dar aula. Olha, você pode ser a reencarnação de Pixinguinha, não interessa. O trabalho tem que ser respeitado e quem comanda o repertório é o músico. Sempre, sempre ...
7 - Nunca subestime o público. Muitas vezes na platéia tem gente que entende muito mais do riscado do que quem está no palco. Portanto, amigo, não use o microfone para desmerecer ninguém.
8 - Nunca, nunca, nunca entre em conflito. Este papo de bate-boca por causa de pedido é maior baixo astral. E você, é claro, é uma pessoa educada, inteligente, não vai se trocar por causa de uma bobagem, né?
9 - É terminantemente proibido pedir pagode romântico em roda de samba. Mas tá valendo pedir samba em roda de pagode romântico. Para os leigos, como saber se a roda é samba ou de pagode romântico? É simples, olhe em volta. Procure a mulher mais caricata. Se ela estiver com um vestido micro, um salto carrapeta de acrílico, um chiclete na boca ... A roda é de pagode romântico. Agora, se a moça estiver de sandália de couro, cordão de couro, cabelo despenteado e com possíveis lêndeas ... Não tenha dúvida, é roda de samba. Tem ainda um jeito mais fácil. Se tiver um pandeiro ou qualquer instrumento com a bandeira do Brasil ... É pagode. Vale lembrar que muitas rodas (principalmente no subúrbio) misturam os dois subgêneros. Mas na Lapa e na Zona Sul isso quase não acontece.10 - Lembre-se que tudo não passa de diversão e entretenimento. Se for para se aborrecer fique em casa. Então, é isso: Bom pedido pra quem pede e bom show para quem toca.
E VAMU-KI-VAMU!!!
OBS: Recomende este texto para um amigo músico ou para alguém que adore fazer pedidos. Tenha certeza, você fará um bem para a humanidade.
SÓ ESTOU SEGUINDO A DICA DO DANIEL E POSTANDO AQUI NO BLOG, SÓ PARA DIVULGAR!!!!
AXÉ ATÉ O PRÓXIMO POST.......
3 comentários:
Adorei. Vale só lembrar que as rodas de samba estão lotadas de gente bonita, elegante... o tempo da galera que não tomava banho já passou. Roda de samba é local de gene inteligente, descolada...porca não!
Dicas bacanas. Pode fazer uma cartilha e distribuir para a rapaziada sem noção. rs
Bjs,
Viviani
Boa idéia Viviani....prometo fazer uma cartilha e distribuir pelos sambas da vida! tudo em prol do bom samba.
Poxa Henry adorei o texto...eu tenho mania de pedir musica em rodas de samba, as vezes os caras tocam, as vezes não...rs
Vou ser mais cautelosa agora e seguir sua dica.
Bjkas
Postar um comentário