domingo, 5 de outubro de 2008

Botecos, botequins e afins

Hoje cheguei do trabalho meio entediado por volta das 17:30, e pensei o que fazer? puts foi só eu pensar e me cai um temporal, falo fudeu! nada para fazer nesse sabado, ainda mais com chuva, pronto lascou-se o final de semana.....bem parei de baixo de uma marquise e fiquei esperando a tal da chuva ou melhor o temporal passar....até cantarolei " logo mais vai chover bota o barriu na pingueira"...risos logo mais nada, está caindo o céu é agora, risos....mas voltando estava eu debaixo da marquise esperando a tal da chuva passar quando olho em frente vejo um boteco bem tradicinal e insulano...penso, bem é lá que vou me abrigar e tomarei uma brahma gelada até a chuva passar, maravilha! E estava com um livro de Flash Mx na mão e fiz o pobre amigo das horas insanas no onibus de guarda-chuva, logo parti em direção ao bar e ao chegar me deparo com um grande amigo que há muitos não o via por conta das circunstâncias da vida, daí pedimos uma "Brama Extra" ao português do Boteco e uma porção de chouriços....e entre chouriços e cervejas falamos sobre tudo, da vida, dos filhos, de família, problemas conjugais, futebol e até de politica, mas o ponto alto foi um sintese de dois suburbanos, insulanos, sambistas onde lá para quinta ampola o nosso papo deu uma guinada para samba e começamos a falar de toda a sua alteração sofrida pelo mercado fonográfico e nos rendemos apesar de pouca idade, a nostaugia dos sambas de outrora, ele fã de um grandioso compositor e um grande entendedor da cultura afro que tem por alcunha Antonio Carlos CANDEIA, já eu fã das belas letras de Cartola. Dissertavamos e nos questionavamos por que não existem mais compositores como Cartola, Candeia, João Nogueira, Roberto Ribeiro e entre outros e aí somos imputados ao ouvir Rodriguinhos, Thiaguinhos e Gustavinhos dizendo que são compositores e até usando o nome do samba em vão...ai ai isso é um pecado, pecado fonográfico e uma falta de respeito com o samba!!! e os mesmo ainda usam das radios POP do tipo FM ODIA, 98 FM e entre outras porcarias que tem por aí....ahhh!!!! Chega me dar orticárias, mas daí vem a solução dos nossos anseios por radios que toca samba de verdade já que foram capaz de tirar um grande radialista e defensor de samba o Zeno Bandeira que fazia um programa de samba de raiz na Radio 94.0 FM Rockete Pinto mas um grande chapa meu chamado Oziel Monteiro, o cara botou peito e criou dentro de uma maravilhosa radio que já escuto a tempos o programa Samba Social Clube e falei para o amigo do boteco, fera liga na MPB que lá toca bons Sambas ele adorou a ideia...e daí, lá para décima quinta ampola resolvemos cantarolar alguns sambas para relembrar daí o portugues ficou encantado com o nosso respeito e idolatria ao samba e falou:"ora pois vocês são sambistas mesmo....vamos fazer uma roda de samba no boteco do portuga" daí nasceu a ideia que já acertamos e tem até data marcada para o primeiro samba dia 17/10 - Sambas de Boteco!!!
ô sorte.... santa chuva essa de sabado....!!!

Bom Dia "01:20" rapaziada e até o proximo artigo!!!

Axé

2 comentários:

Rodrigo Nonno disse...

De arrepiar este relato , caro amigo. Pra você ver que nada é por acaso.

Não quero ver o aluimento de nenhum empreendedor, mas da tando nojo essas casas moderninhas que se espalham pela cidade, com tvs de plasma exibindo o DVD pirata do Sorriso Maroto e outras porras do gênero. Nestas nojeiras, o tira gosto é batata frita, ou "nuggets" - eca! -, e o dono da espelunca ainda vem dizer que a Itaipava está boa, sugerindo a bebida de baixa reputação. Outro dia, aqui na minha Ilha, parei para beber um chopp com a minha mulher em uma dessas casas da mãe joana que abriram no supermercado Extra, e o cara que serve -pois não posso chamá-lo de garçom - tentou me induzir a pedir uma tal de "torre", onde eles enfiam uns 10 litros de chopp. Disse a ele que de jeito maneira queria aquilo. Aí o desqualificado me oferece a maravilhosa bebida desta forma: "Então o senhor quer um de cada vez, mas sem colarinho, né ?"
Saí fora, puxando a minha mulher pelo braço.

Salve o samba e os tradicionais botecos, que tanto enriquecem a cultura carioca.

Axé

:::DIARIO DE UM SAMBISTA::: disse...

Estamos a mercê dessa tal modernidade mas graças a deus ainda existem butecos como do meu amigo Bigode, onde se bebe cerveja de verdade e sem demagogia e posso afirmar que em lugar nehum eu bebi cerveja tão gelada como a de lá e os tira gostos, são de primeira linha, jiló com bacom, tremorços, chouriços, ovo colorido, e pasteuzinhos de camarão e o bom e velho bolinho de bacalhau, sem contar que toda ultimo sabado do mês é servido uma Rabada que é de lamber os beiços....Rodrigo vc está convidado a conhecer o buteco do bigode, até porque você tá me devendo um encontro para falarmos sobre sambas e botequins!