quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Samba de Terreiro da Tia Doca

Se me lembro bem eu frequento o Samba da Tia Doca desde bem pequeno, ou melhor desde a barriga da minha mãe. É não esquenta não, é de familia isso...ou melhor veio no meu DNA o samba, pois bem então desde moleque frequentei vários terreiros de samba e as quadras das agremiações de samba também, pois mamãe era de samba e papai também, hoje não mais e quem dá segmento na história, sou eu mesmo o seu filho único, mas voltando ao assunto nesse domingo que passou dia 05/10/2008 estive juntamente com o meu padrinho Paulo SGT no extinto Samba da Tia doca e constatei o que ando ouvindo pela famosa boca miúda, que não existe mais samba no Terreiro da Tia Doca e que não há nehuma cadência e sim correria, guerra de ego e outras coisas mais que não são compativeis com roda de samba, pois até eu ver eu não acreditava o que essa tal boca miúda dizia e até defendia os meninos da roda de samba mesmo sem conhece-los e eles o mesmo a não ser o Nem ( filho da tia doca) que o estimo bem e o Ronaldinho do Pandeiro.
Houve uma época boa, quando se tinha Samba bom no Terreiro da Tia Doca, havia domingos que Eu, Charles, André e o Wesley ficavamos loucos se não fossemos ao samba no Terreiro da Tia Doca....era bonito a roda de samba na quele terreiro, nos parecia algo mágico, lúdico ver músicos no Nipe de Marcio Vanderley no banjo, Emmerson Sarapa no Cavaquinho, Carlinhos da Cuica na cuica, Cidinho Batucada no repique de mão, Ronaldinho cheio de filho no pandeiro, Nem ( filho da tia doca) no tam tam, Jorge André no repique de anel, willian no Surdo e Finalmente o Marcio Ricardo no violão, era bonito de se ver, eles faziam sambas memoraveis de uma melodia comedida, de uma cadência e pegada inconfundível, e o público do samba??? Nossa parecia uma reunião de família todos se conheciam e ficavamos próximos da roda cantando aqueles belos sambas e fazendo coral arregimentado pela batuta de um grande banjoísta que tem por alcunha Marcio Wanderley, tudo desligado só na palma da mão e no gogó com muito respeito ao samba, todos cantando quase que em forma de oração, e as pastoras??? Nossa, as pastoras da quele terreiro eram mulheres de respeito com muito número baixo no samba e me faz lembrar as tias Chicória, tia irani e entre outras baluartes do samba. No samba ainda tinha varios personagens memoraveis que davam um show por si só com as suas vestes de linho, chapéis Panamá, sapatos bi-colores, as mulheres com os seus belos vestidos, cabelos armados e perfumes e unhas bem apontados. É foram anos de minha adolescencia que se passaram rapido entre vários domingos frequentando aquele terreiro de samba, muito aprendi vendo aqueles músicos maravilhosos tocando samba inesquecíveis, mas hoje fico triste em saber que tudo isso não há, acabou o samba no Terreiro da Tia Doca e Virou PAGODE DA TIA DOCA, hoje ninguém mais se conhece, e a cadência? para onde foi?, E as harmonias?; E os compasos?;E os sambas memoraveis? onde estão??? foi-se, se perdeu por conta de um anvanço idiota, e a ganancia do Homem por sucesso e dinheiro, mas sabes que sucesso e dinheiro é companheiro de um trabalho bem feito e honesto, mas quem sou eu para falar isso ou melhor escrever isto? Deves se perguntar...
Sou e fui um mero expectador dessa evolução retrograda que aconteceu nesse belíssimo Terreiro de Samba, se é que posso chamar ainda aquilo de Terreiro de samba, pois há quem goste e ache certo o que estão fazendo lá( tal pagode ), mas do jeito que está agora eu particularmente não gosto, pois prefiro os sambas de terreiro antigo onde microfone é artigo sem valor, onde todo cantam sambas memoraveis, onde as pessoas vão para ouvir o bom e velho samba. E não digo que da quela àgua não mais beberei, mais por enquanto vou matando a minha sede de samba em outras fontes.

Glorias ao Samba de Terreiro!!

Axé

Até a proxima postagem rapaziada.....tá dado o recado!

2 comentários:

Rodrigo Nonno disse...

Muito bacana ler sobre os tempos mais antigos, em que você frequentava o Terreiro da Tia Doca.

Agora, estacionamento do BOPE foi uma loucura. hehe

Axé

:::DIARIO DE UM SAMBISTA::: disse...

É meu camarada as minhas andanças estão dando o que falar...ou melhor o que escrever!!!